sexta-feira, 20 de maio de 2011

COMANDO DE GREVE DA UESB RELATA SITUAÇÃO DA UNIVERSIDADE NO CCJ



Representantes do Comando de Greve da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), participaram da reunião ordinária do Conselho Comunitário de Jequié - CCJ, realizada na quarta-feira (18), no auditório da CDL, quando relataram a atual situação da universidade e o momento de impasse entre o Governo do Estado e os grevistas. Presentes os professores Cláudia Coelho Santos e Kléber Silva Rocha e o aluno Tiago Marques Nogueira - representates dos docentes e dos discentes no comando grevista da UESB Jequié. Os funcionários da unidade não aderiram ao movimento que teve início no dia 8 de abril. Estão paralizados na UESB - alunos e professores; na UESC - Alunos, Funcionários e professores; na UEFS e na UNEB - professores.



Os professores informaram que querem a revogação do decreto estadual 12583/2011, com retirada da cláusula que impediria qualquer acordo salarial entre professor e Estado por quatro anos e fere a autonomia das universidades. Querem a incorporação de 70% de C.E.T. aos salários. Além disto, a categoria diz que rejeita o corte orçamentário do governo, que segundo eles, abrange desde a compra de materiais até a contratação de novos professores substitutos. O movimento estudantil contesta ainda soluções para a estrutura, assistência estudantil e quadro dos docentes.



Segundo os representantes, o DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos - aponta os salários pagos pelas universidades estaduais da Bahia como o 2º pior do Nordeste, ficando à frente apenas dos pagos no Maranhão. A Bahia tem o maior PIB do Nordeste e o Maranhão o 2º pior. Outra queixa do movimento grevista é a falta de transparência da gestão do orçamento da UESB, que a Reitoria estaria há dois anos sem prestar contas à comunidade acadêmica.



O presidente do Conselho Comunitário de Jequié informou aos presentes que membros da Reitoria da UESB foram convidados a participar da reunião por várias oportunidades e não agendou outra data ou confirmou presença na supracitada reunião. O Conselho Comunitário encaminhá documento ao Governo do Estado, Reitoria e representantes políticos de Jequié no intuíto de cobrar soluções para o impasse. A próxima reunião do Conselho Comunitário será no dia 1 de junho, em horário regimental, no mesmo local e terá como convidados representates da COELBA.

Nenhum comentário: