quinta-feira, 14 de outubro de 2010

EDMAR MENDES TENTA EXPLICAR SITUAÇÃO DO TRÂNSITO EM JEQUIÉ

Foto: João Lourenço.
Explicações de Edmar deixaram claro a defasagem de Jequié em relação ao trânsito

O superintendente municipal de trânsito Edmar Mendes, por força de requerimento de autoria do vereador Luiz Britto (PP) compareceu à Câmara Municipal de Jequié, na sessão de quarta-feira (13) para dar explicações e responder questionamentos dos vereadores acerca do sistema de trânsito no município. Mendes iniciou suas colocações dando conhecimento de contrato recente assinado pelo Detran, com a empresa Sinales, do Espírito Santo, vencedora de licitação pública, para instalação de quatro novos conjuntos de semáforos progressivos e a substituição dos focos e modernização das atuais sinaleiras em funcionamento na cidade.

Edmar Mendes, admitiu que se não forem adotadas as medidas necessárias para organização do setor, “em dez anos o caos estará instalado nas ruas de Jequié”. Ele disse ter entregue ao prefeito Luiz Amaral, em janeiro de 2009 um diagnóstico contante de três volumes, referente ao Plano Diretor do Trânsito de Jequié, constando a legislação vigente e os principais problemas levantados. Os problemas iniciais enfrentados pela administração – a crise econômica e a epidemia de dengue, segundo Mendes, teriam invabilizado os investimentos necessários, dentre os quais, a abertura de concurso público para contratação de 40 agentes de trânsito e a regulamentação do serviço mototáxi.
O superintendente admitiu que os problemas são muitos e que “não podemos dar continuidade a essa situação, sem que sejam buscadas alternativas”. A criação das áreas de estacionamentos rotativos, a chamada “zona azul” e a criação de uma área específica para carga e descarga de mercadorias, constam dessas alternativas. “Desde 1997 a Prefeitura deveria ter municipalizado o trânsito de Jequié, não foi feito e o problema caiu no colo do atual gestor”, disse. Antes de concluir sua explanação e de responder às indagações dos vereadores, Edmar Mendes, revelou que o prefeito já está buscando adquirir massa asfáltica para aplicação nas áreas dos semáforos, onde serão pintadas as faixas de segurança e de fluxo de veículos, com tinta acrílica (emborrachada), que tem um tempo útil médio de cinco anos.

Perguntado pelo vereador José Wanderley (PT) sobre o preenchimento de todos os cargos administrativos da Sumtran “sem que essas pessoas prestem realmente serviço ao setor”, Edmar Mendes, respondeu que as nomeações de pessoas é da esfera de decisão do próprio prefeito municipal e, sugeriu ao vereador que encaminhasse um requerimento ao Secretário de Governo, Dermival Rios, a quem cabe o controle dos cargos comissionados “para que o senhor tome conhecimento da ocupação desses funcionários”, concluiu.

O vereador Luiz Britto (PP) afirmou que diante das explanações, “em que ficou evidenciada a falta de interesse da administração em solucionar os problemas do setor, não nos adianta mais fazer qualquer tipo de pergunta ao superintendente Edmar Mendes”.
Nota do Editor: O Superitentende falou, falou, falou e de concreto, nada disse!

Fonte: Jequié Repórter.

Nenhum comentário: