sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Secretária faz relato sobre a situação da dengue no Conselho Comunitário


A secretária de Saúde de Jequié, Stela Souza, fez um relato sobre a situação da dengue no Município na reunião ordinária do Conselho Comunitário de Jequié, nesta quarta-feira, primeiro de setembro. Ela apresentou números, gráficos, destacou as ações integradas que vêm sendo executadas com a participação de outras secretarias municipais, a exemplo da secretaria de Relações Institucionais e Comunicação Social, e de parceiros como o Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra. Aproveitou a oportunidade para alertar quanto ao risco de uma epidemia que poderá ocorrer caso não haja uma maior conscientização da população referente aos cuidados que cada cidadão deve tomar para eliminar os focos do mosquito transmissor da doença.

Cada morador pode fazer muita coisa em sua própria casa, na vizinhança e no seu ambiente de trabalho. Ocorre que muitas pessoas, mesmo sabendo do perigo, não limpam seus quintais e deixam água acumulada em recipientes dentro de casa. Como a dengue está presente em toda a cidade, quem mora em um bairro e trabalha ou transita em outras localidades corre o risco de contrair a doença. A secretária Stela Souza deixou claro que ninguém está livre da dengue, mesmo as pessoas que residem em bairros com índice de infestação baixo.

Outra grande preocupação diz respeito ao aumento expressivo das formas graves da doença, pois o índice de mortalidade tende ser maior. “Estamos em emergência o tempo todo”, alertou a secretária, explicando que o estado de alerta não é uma realidade apenas de Jequié. Parte das cidades brasileiras corre risco de enfrentar uma epidemia. Jequié, por ser uma área propicia para a proliferação do inseto, precisa redobrar seus cuidados.

Durante a reunião do Conselho Comunitário de Jequié, a secretária Stela Souza tirou dúvidas, apresentadas por conselheiros, e ouviu sugestões.

VÍDEOS

A secretária de Saúde de Jequié, Stela Souza apresentou dois vídeos, na reunião ordinária do Conselho Comunitário de Jequié. Um, mostrando a importância da união das pessoas para vencer os desafios, onde fica evidente a mensagem que somente com a participação de todos – governos, iniciativa privada e comunidade – será possível combater a dengue. O outro vídeo traz o relato de uma mãe que perdeu sua filha pequena vítima de dengue. O drama da família que perde uma pessoa querida por falta de atitude dessa própria família sensibilizou a platéia.

A reunião foi conduzida pelo presidente da entidade, Maurício Cavalcante, e contou com a participação de conselheiros, incluindo Celso Argolo, que é presidente do Conselho Municipal de Saúde; secretário municipal de Administração, José Roberto Borges; profissionais de imprensa e membros da equipe de combate a dengue da secretaria de Saúde do Município.

Fonte: Ascom PMJ.

Nenhum comentário: