
Jequié aderiu ao Projeto de Mobilização Social de Prevenção e Controle da Dengue da Fundação Luis Eduardo Magalhães/Secretaria de Saúde da Bahia durante reunião do Comitê Estadual da Dengue, realizada em Salvador, na quarta-feira, de 25 de agosto. O Município esteve representado pela secretária de Saúde, Stela Souza (foto), que também participa como membro efetivo do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde. Com a assinatura do Termo de Adesão, Jequié será um dos 10 municípios baianos que receberão acompanhamento e organização da coordenação do Comitê Estadual, com assessoria técnica e operacional da Fundação Luis Eduardo Magalhães.
De acordo com a secretária, Stela Souza, a partir de agora, a atuação desses municípios será mais efetiva e integrada no combate a dengue. Além da integração mais consistente entre as três esferas de governo, faz-se necessário, também, um maior envolvimento da sociedade, como a Prefeitura de Jequié tem buscado. Agora mesmo, igrejas, sindicatos, associações, conselhos e outras entidades e empresas estão recebendo um documento, no qual a prefeitura pede engajamento de todos nas ações de combate a dengue.
Na reunião do Comitê Estadual da Dengue, Stela Souza apresentou a situação preocupante que o município de Jequié atravessa, com elevado Índice de Infestação Predial, apesar de todas as ações que vem sendo desenvolvidas ao longo dos últimos tempos. Embora tenha conseguido reduzir o número de casos em relação ao ano passado, a doença chegou muito forte com casos de dengue hemorrágica e de dengue com complicações, o que requer um cuidado ainda maior nas ações preventivas.
Ainda de acordo com a secretária Stela Souza, nesta reunião, foi apresentada a atual situação da dengue no Estado. Até aquele momento, já havia registro de 30 óbitos confirmados por dengue na Bahia, e que, dos 417 municípios, 379 apresentam notificações de casos suspeitos de dengue no Estado, o que reforça a importância da luta contra a dengue e da manutenção do Comitê que sustentará as ações através de mobilizações junto a toda a sociedade e que, com certeza repercutirá de forma positiva nos resultados.
Fonte: Ascom PMJ.
Um comentário:
Dengue além de ser prroblema de saúde pública; é questão cultural e ambiental. O alerta vem sendo dado desde muito tempo; se cada um fizer sua parte, estaremos controlando problema, não resolvendo (porque não existe ainda mecanismos para solução total da questão). èÉnecessário ação intersetorial. Apenas a saúde não pode fazer muito, embora em todos os seus níveis vem fazendo sua parte. Os que entendem da questão sabem muito bem que este agravo, dengue, pode inclusive matar, se medidas sócio-sanitárias não forem adotadas por todos, (inclusive pela população), em esforço concentrado.
Postar um comentário