sábado, 28 de agosto de 2010

Entidades promovem caminhada pelo fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência


Várias entidades como APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), AJECE (Associação Jequieense de Cegos), ADEFIJ (Associação dos Deficientes Físicos de Jequié) e CAP (Centro de Apoio Pedagógico de Jequié) participaram de mais uma atividade referente a Semana Nacional das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, iniciada no dia 21 e que vai até o dia 28 deste mês. Nesta quinta-feira, profissionais dessas entidades, alunos, pais de alunos e colaboradores promoveram uma caminhada pelas ruas do centro da cidade para chamar a atenção da sociedade quanto à importância da política de inclusão tanto por parte dos poderes públicos quanto da iniciativa privada.

A caminhada serviu, também, para destacar o quanto Jequié tem avançado a partir dos investimentos feitos na área da educação. A vice-presidente da Associação Jequieense de Cegos, Luzinete Maria, por exemplo, já está no segundo semestre do curso de Artes Cênicas da Uesb, campus de Jequié. E ela não está sozinha. Várias outras pessoas, que começaram a estudar na AJECE, fazem curso superior. Isto é um avanço extraordinário. “Essas pessoas estão em busca de sua autonomia”, disse a presidente da APAE/Jequié, Maria Enerilda Brandão, uma das organizadoras do evento.

O ingresso de pessoas com deficiência intelectual e múltipla no mercado de trabalho também foi anunciado como uma excelente notícia. Em Jequié, alguns empresários tem se esforçado para ampliar o número de vagas. A implantação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pela atual administração, também é apontada como uma importante conquista.

Fonte: Ascom PMJ.

Um comentário:

Ivône disse...

Pessoas com deficiências em qualquer de suas formas, têm demonstardo ser muito competentes; è só vermos os resultados das paraolímpiadas, o ingresso e a formação de muitos deles em várias profissões e no trabalho; e a luta pela maior inclusão social que deve ser apoiada por todos nós, sem nenhum preconceito. Vamos buscar assegurar o direito a ter direitos, desse grupo social.