sábado, 14 de agosto de 2010
Dengue: a ameça constante que ronda Jequié
Em 2010, até a semana epidemiológica 30, fechada no dia 31 de julho, foram notificados 40.247 casos de Dengue na Bahia, correspondendo a uma redução de 65,4% em relação ao mesmo período de 2009, quando foram notificados 116.406 casos. Até o presente momento, 371 (89%) municípios notificaram a doença através dos sistemas de informação da vigilância epidemiológica, entre os quais destacam-se 15 municípios (Salvador, Feira de Santana, Irecê, Canarana, Serrinha, Ilhéus, Cafarnaum, Ipiaú, Jequié, Iguaí, Guanambi, Itabuna, Mulungu do Morro, Brumado e Souto Soares) por concentrarem 50,5% das notificações.
Dentre os casos graves, 26 óbitos foram confirmados nos municípios de Aurelino Leal, Brumado, Dário Meira, Feira de Santana, Ilhéus, Ipiaú, Ipirá, Itacaré, Jucuruçu, Lauro de Freitas, Medeiros Neto, Mucuri, Ourolândia, Salvador, São Domingos, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Várzea Nova. A letalidade pelas formas graves (FHD, DCC e SCD) registrada até o momento é de 7,4%.
É preciso redobramos nossos cuidados quanto à prevenção dessa letal doença em casa e na vizinhança. Estarmos alertas ante a ameça constante que nos ronda. Dengue mata! É preciso ainda que a Secretaria Municipal de Saúde de Jequié amplie e intensifique sua ação nesse período do ano que é bastante propício à ploriferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue. Cabe ainda, uma melhor e maior divulgação das ações preventivas e de combate à Dengue por parte da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Comunicação Social, que até o presente momento mostrou-se no mínimo tímida, para não dizermos apagada em nosso município.
Fica aqui então registrado nosso alerta e nossa disponibilidade em colaborar via este Blog. Depois, prepostos da Prefeitura Municipal de Jequié, não digam que não avisamos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário