segunda-feira, 15 de agosto de 2011

JORNALISTA DOMINGOS AILTON DIVULGA NOTA DE ESCLARECIMENTO





Escritor Domingos Ailton publica Nota de Esclarecimento

referente declarações do Secretário de Cultura de Jequié


"Encaminhei ofício para o secretário de Cultura, Robério Chaves, com três orçamentos de gráficas de Jequié no início do mês de julho de 2011. Estive na Secretaria por três vezes e o secretário disse que não poderia responder porque estava envolvido com prestação de contas do São João. Na qurta vez que estive lá afirmou que teria que ter um parecer da Secretaria Municipal de Comunicação e da empresa Ideia 3, agência responsável pela publicidade da Prefeitura. Disse a ele que não se tratava de uma revista ou um jornal, mas de um livro, um romance ficcional como ele poderia ver no ofício.



Na quinta vez que estive lá ele disse que teria que ter um parecer da Secretaria Municipal de Educação, já que poderia não ser de interesse da Secretaria Municipal de Educação a publicação do livro e portanto, a Secretaria de Cultura não iria apoiar o livro. Falei com ele inclusive que era um romance histórico e que ele como mestre em Memória Social e Documento poderia compreender isso melhor do que outras pessoas. Ele se mostrou muito áspero comigo, o que estranhei, uma vez que sempre o tratei bem e quando os artistas questionaram a ida dele para a Secretaria de Cultura, eu o defendi dizendo que ele foi meu colega no Mestrado em Memória Social e Documento. Senti ofendido da forma áspera como ele me tratou, mas mesmo assim encaminhei ofícios tanto para Secretaria Municipal de Educação quanto para o o prefeito Luiz Amaral se reportando a solicitação que fiz a Secretaria de Cultura.



Estive duas vezes na Secretaria de Cultura e o secretário não estava para obter informação a respeito da solicitação. Não recebi nenhum ofício do secretário informando que foi solicitada dispensa de licitação. Toda vez que alguém me envia um ofício solicitando alguma coisa, encaminho um ofício respondendo a pessoa. Até o presente momento não recebi nenhum ofício do secretário Robério Chaves em resposta a solicitação que fiz.



É bom lembrar que no ofício que enviei tem o meu endereço, os meus telefones e meu email e acredito que não seja dificil alguém me localizar aqui em Jequié, não é verdade? Em email encaminhado para o produtor e gestor cultural Alysson Andrade (Blog Enfoque Cultural), fiz referências a aprovação do livro pela Via Litterarum e disse que estava ocorrendo um jogo de empurra, o secretário disse primeiro que a avaliação do livro era com a Secretaria de Comunicação e depois disse que era com a Secretaria de Educação. Será que a Secretaria de Cultura não poderia avaliar a obra?. Um jogo de empurra não é um desrespeito ao artista? Tratar uma pessoa de maneira áspera não é tratá-la mal? Quanto ao fato de eu ser ou não escritor é o povo é quem vai julgar se minha produção literária tem qualidade ou não para que eu seja considerado ou não escritor. Se houver uma produção literária de qualidade a obra permanece por várias e várias gerações".



Domingos Ailton - Escritor e Jornalista - Mestre em Memória Social e Documento.

Nenhum comentário: