quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ENTIDADES UNIDAS EM PROL DA JUSTIÇA EM JEQUIÉ























Uma representativa manifestação pública promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil - OAB subseção de Jequié tendo o apoio do Conselho Comunitário de Jequié, colegiado que congrega 18 entidades, dentre elas a Associação Jequieense de Imprensa - AJI, tomou as ruas de Jequié com palavras de ordem "Justiça Já: Comarca com Juízes", na tarde desta quarta–feira (10), cobrando dos órgãos competentes soluções para a Comarca de Jequié que sofre com pela falta de Juízes, serventuários e pelas péssimas condição estruturais do Fórum Bertino Passos. Segundo os organizadores da manifestação, dentre os vários problemas, destaca-se a não nomeação de juízes para as varas criadas em Jequié, sendo que o município perdeu quatro magistrados nos últimos tempos – três promovidos para Salvador e uma aposentada. Ordem dos Advogados do Brasil-



A concentração da manifestação ocorreu no prédio sede da OAB Jequié, em seguida houve manifesto em frente ao Fórum Bertino Passos. Logo após, os manifestantes saíram às principais ruas do centro comercial de Jequié chamando a atenção da população para a gravidade da situação e a importância da causa. Defronte à Câmara Municipal de Jequié foi feita uma convocação aos vereadores para abraçarem a causa. O protesto terminou junto ao busto do jornalista, político e jurista Ruy Barbosa, que denomina a principal praça da cidade, no centro de Jequié, quando os manifestantes abraçaram simbólicamente o busto do jurista baiano e cantaram o Hino Nacional.


Para o presidente da OAB Bahia, Dr. Saul Quadros, "a situação da Justiça local é caótica. Existe uma falta de respeito e comprometimento do setor judiciário para com o problema". O mesmo assegurou que a instituição em breve apresentará um manifesto ao TJ BA. “É o caos instituído na Justiça estadual. Um problema sério que a população precisa estar presente, se indignar, pressionar o Tribunal de Justiça, o governo do Estado, a Assembleia Legislativa, para mudar essa situação”, disse Quadros.


Em seguida ele indagou: "por que não acontece a mesma coisa com a Justiça do Trabalho, com a Justiça Federal? Tenho uma proposta para acabarmos com a justiça estadual, federalizando a justiça. Acabamos com essa história de Juiz que fica sujeito a nomeação, a escolha, a interferência dos poderes executivo e legislativo. Sei que isso é difícil, mas, se vier acontecer, melhorará muito, não faltará verba, como eles sempre reclamam. Não tem dinheiro para fazer concurso para Juiz, para ampliar o quadro servidores, os que aí estão ganham mal e estão permanentemente em greve. A Bahia não poderá continuar convivendo com isso”, concluiu o jurista.



O presidente da seção baiana da OAB, Saul Quadros, disse ainda que a iniciativa que estava sendo feita em Jequié servirá de exemplo para as demais Comarcas e que no dia 12 de agosto estará realizando reunião com presidentes das 31 subseções baianas para discutir a deflagração de movimentos semelhantes em todas as regiões.


Os organizadores tinham a expectativa de que a causa seria abraçada por toda a sociedade jequieense, dada a importância da mesma e a ampla divulgação do evento feita pela atuante imprensa locoregional. Contudo, mais uma vez, constata-se que em Jequié, assim como no resto do país, vigora uma pseudo cidadania digital, onde pessoas utilindo-se de pseudônimos criticam a situação vigente no país, mas nada fazem para mudar esta realidade. Por isso, é sempre bom destacar os presentes, sempre os mesmos: membros do Conselho Comunitário e aqui destaco o bravo professor e artista Jorge Barros; membros da AJI, em destaque a unidade da categoria que mais uma vez respondeu prontamente à nossa convocação; os membros da ACIJ, da CDL, das entidades de classe e dos clubes de serviços, destaco aqui José Marcos Andrade (Zé do Pão) e Oscar Vitorino; no meio político, marcaram presença somente a Dra Tãnia Britto e os vereadores Joaquim Caíres e Luiz Britto.


O problema do judiciário em Jequié não é apenas dos advogados, e sim de todos nós. É necessário que a população abrace essa causa. Chega de ficar esperando, vamos fazer acontecer!


Fotos: Jorge Barros - Del Santos - Valter Sandoval - Zenilton Meira.


Nenhum comentário: