sexta-feira, 29 de julho de 2011

RIO JEQUIEZINHO: MORTE ANUNCIADA!

Trecho urbano do Rio Jequiezinho, em Jequié



A divulgação do Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil, informe relativo a 2011 e publicados nos principais jornais do estado, trouxe uma diagnóstico dos rios brasileiros ameaçados de extinção, sendo que alguns deles estão situados justamente na região Sudoeste da Bahia. Os dados listados pela Agência Nacional de Águas – (ANA), chamam a atenção especial para a ameaça de morte do Rio Jequiezinho, afluente do Rio de Contas, em Jequié, devido à ação de extratores de areia, indústrias, esgotos domésticos e degradação por parte de moradores ribeirinhos.

Além do Jequiezinho, o Rio do Antonio, Santo Onofre, Gongogi, Verruga e Catolé, que banham respectivamente as cidades de Jequié, Brumado, Tanque Novo, Iguaí, Vitória da Conquista e Itapetinga, no Sudoeste da Bahia, integram a lista dos 105 corpos d’água considerados em péssimas condições.

O diagnóstico da ANA, com mais 1,7 mil pontos analisados, mostra bacias comprometidas por causa dos esgotos urbanos domésticos sem tratamento adequado, especialmente nas cidades de médio porte. Ainda segundo o estudo, a proporção de água de ótima qualidade encontrada nos pontos de monitoramento caiu de 10% para 4%, em comparação com o relatório de 2010.

No caso do bairro da Caixa D’água, em Jequié, por exemplo, o esgoto corre para o rio onde pneus, garrafas pet, restos de construção e lixo se misturam à água, atraindo animais e insetos como o Aedes aegypti, o mosquito da dengue.

Fonte: Jornal A Tarde.

Nenhum comentário: