quarta-feira, 27 de julho de 2011

APROFRUTA CONTA COM APOIO DO DEPUTADO ROBERTO BRITTO



Mantendo sua rotina de compromissos agendados semanalmente em Jequié, o deputado federal ROBERTO BRITTO (PP) reuniu-se na manhã desta quarta-feira (27), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com produtores e técnicos do Agropolo de Fruticultura do Território Médio Rio das Contas, quando fora tratadas demandas da Associação de Produtores de Frutos e Polpas do Vale do Rio de Contas (APROFRUTA) junto aos Governos Estadual e Federal e solicitado o apoio do deputado em tais gestões.



A APROFRUTA, com sede no município de Barra do Rocha, congrega mais 480 famílias, gerando cerca de 2 mil empregos diretos, sendo forte alternativa de fonte de renda para a população de 16 municípios, com mais de 1.500 hectares de pomares plantados na região. A associação tem convênios com a SEAGRI-BA e o SEBRAE no montante de R$ 156 mil. Na oportunidade, o técnico da CEPLAC de Ipiaú, Antonio Carlos, lembrou da trajetória histórica da APROFRUTA que teve como marco inicial o decisivo apoio do então presidente da UPB - União dos Municípios da Bahia, ROBERTO BRITTO alocando recursos na ordem de R$ 180 mil. "Hoje somos fortes, mas não podemos esquecer o nosso começo: lá estava o Dr. ROBERTO BRITTO," salientou.


Já o presidente da APROFRUTA, Gabriel Mota Leite afirmou que "tem sido registradas produções de 32 toneladas de frutos por hectare (384 plantas de seis anos), sendo mais de 30 famílias envolvidas diretamente na cultivo e colheita desta cultura". Mota Leite em seu pronunciamento focou ainda a Lei nº 11.947/2009 voltada ao fornecimento de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar, ressaltando a importância do programa e reforçou a força da classe que encontra-se devidamente organizada, "no que determina as exigências prevista pela Lei Federal nº 11.974/09, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que determina que pelo menos 30% da alimentação escolar seja de origem da Agricultura Familiar, lembrando que através do Sindicato dos Produtores Rurais já foi providenciada a DAP (Declaração de Aptidão) jurídica que atenderá a todos os associados. Sendo assim, a APROFRUTA goza de todas as condições para oferecer polpa de fruta de qualidade para as escolas da Rede Municipal de Ensino". A meta agora é aprimorar a infraestrutura dos produtores para que sejam realizadas exportações, sobremaneira, para o mercado chinês.


Na reunião que contou com representantes dos municípios de Jequié, Ipiaú, Ubatã, Ilhéus, Itagibá, Itagi, Barra do Rocha, Dário Meira, dentre outros, ficou acertada a organização e realização de um seminário com prefeitos, secretários de agricultura e associados da APROFRUTA de todos os municípios do Território Médio Rio das Contas, onde será gestado um documento com as necessidades da categoria que continuará tendo no deputado federal ROBERTO BRITTO o interlocutor junto às esferas públicas estadual e federal. O deputado fará um pronunciamento na Câmara Federal destacando as demandas da APROFRUTA e fará gestão junto a Secretaria Estadual de Agricultura da Bahia (SEAGRI-BA) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e junto ao Governo Federal visando suprir as demandas elencadas pelos produtores. Após resumir ações de seu mandato na região, o deputado federal ROBERTO BRITTO comprometeu-se com a APROFRUTA: "Deus me deu a oportunidade de ser prefeito de Jequié em duas gestões e o sucesso de nossas gestões foi saber ouvir as pessoas. Hoje aqui, tomei conhecimento de novas demandas dos produtores da APROFRUTA e buscarei as necessárias soluções para os problemas. Continue contando com o nosso mandato", concluiu.

Um comentário:

edieme disse...

Parabéns Dr. Roberto por mais essa iniciativa!!!!!!!!!!!!!!!!