quarta-feira, 15 de junho de 2011

CONSELHO COMUNITÁRIO PREOCUPADO COM A DENGUE EM JEQUIÉ


Foi realizada na quarta-feira (9), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jequié (CDL), mais uma importante reunião do Conselho Comunitário de Jequié, organismo de 38 anos de existência que congrega 18 entidades da sociedade jequieense, tendo como tema central a "Dengue em Jequié".


Na ocasião, além dos conselheiros e convidados, estiveram presentes Sebastião Elói e Drª Tânia Britto, representantes da 13ª Dires; Drª Maria Cristina Mota Leal e Drª Zilda Afonso, representantes da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e as enfermeiras Jidelci Rodrigues, Geisa Alves e Priscila Barros, representantes da Secretaria Municipal de Saúde.


A primeira palestrante da reunião, Drª Tânia Britto, deu uma verdadeira aula sobre “Dengue”, trazendo numa linguagem acessível a todos a trajetória da doença, seus tipos, formas de contágio e prevenção, além de atualizar os números da doença na Bahia e em Jequié, conforme tabelas abaixo. Drª Tânia afirmou ainda que na época em que o deputado federal Roberto Britto era prefeito e ela secretária de Saúde do município de Jequié, a prevenção e o combate à Dengue eram tratadas com a responsabilidade técnica necessária e os resultados eram eficazes.


Casos Suspeitos de Dengue Notificados em Jequié
Município 2007 2008 2009 2010 2011 TOTAL
JEQUIÉ 104 512 10.831 1.631 598 13.676

Casos Graves de Dengue em Jequié
MUNICÍPIOS DENGUE GRAVE ÓBITOS
Notificados Confirmados Notificados Confirmados Descartados
JEQUIÉ 13 8 4 1 1
SALVADOR 42 36 2 1 1

Já para a Drª Maria Cristina Mota Leal, da FLEM, apesar do trabalho de combate e prevenção à Dengue realizado, “falta parceria em Jequié”. A Prefeitura precisa de parceiros na sociedade civil organizada, “em outros municípios que a Fundação Luís Eduardo Magalhães atuou essa parceria foi importante, mas em Jequié ainda não foi conseguida em maior escala”. Como vemos, está faltando credibilidade à gestão municipal para mobilizar a sociedade jequieense na luta contra a dengue. A verdade é que a Dengue ronda Jequié com a mesma voracidade em que vitimou fatalmente, em 2009, 14 munícipes, deixando um rastro de dor e angústia em nossa terra.

Nenhum comentário: