domingo, 5 de junho de 2011

APROVADOS EM CONCURSO DA UESB VÃO AO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA SEREM CONVOCADOS

Passar em um Concurso Público não tarefa das mais fácies, isso todo mundo sabe. Agora ser aprovado e não ser convocado porque tem gente contratada pela "janela do jeitinho político", isso já é demais!




Uma comissão de candidatos aprovados no Concurso Público promovido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), de Edital Nº 044/2010, deu entrada em Representação junto ao Ministério Público da Bahia – Promotoria Regional de Jequié, na terça-feira (31), solicitando a imediata convocação dos aprovados em substituição aos funcionários contratados. O resultado final do concurso para nível superior foi homologado no dia 27/08/2010 e até hoje ninguém foi convocado.



Em sua argumentação foram anexados documentos que comprovam a existência de uma verdadeira farra de nomeações e contratos REDA na UESB. Segundo a documentação levantada pela comissão, possuem atualmente em todos os três campi da UESB 872 professores efetivos, 106 professores sob o Regime Especial de Direito Administrativo - REDA, 433 servidores efetivos, 53 servidores de livre nomeação e 115 servidores contratados sob o Regime Especial de Direito Administrativo – REDA, além dos funcionários terceirizados e contratados como prestação de serviço pessoa física (em grande número, segundo comprova farta documentação).

Outro absurdo: de acordo com a lista solicitada junto à Secretaria de Recursos Humanos da UESB, campus Jequié, foi constatado que atualmente continuam contratados e trabalhando 13 servidores REDA, 14 “Prestadores Temporários para Readmissão REDA”, modalidade “sui generis” de contratação de servidor público, infringido a Constituição Federal que dispõe em seu Art. 37, II que: “a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.”

A comissão afirma que baseou-se na atuação da 12° Promotoria de Justiça e Assistência - GEPAM que ajuizou Ação em face da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, cujo teor é taxativo quanto a imediata suspensão de qualquer contratação REDA extinguindo, de pronto, eventuais contratados existentes. Referente a esta situação dos candidatos do concurso que estavam sendo preteridos pelos servidores contratados sob o regime REDA, tendo o Reitor da UNEB firmado um Termo de Ajustamento de Conduta para começar a rescindir os contratos REDA e simultaneamente nomear os candidatos habilitados no concurso, o que vem ocorrendo e sendo cumprido.

A expectativa é a de que o Reitor da UESB seja convocado a prestar esclarecimentos na Promotoria Regional de Jequié ainda no decorrer da próxima semana e que um Termo de Ajuste de Conduta seja firmado conforme o estabelecido entre a Reitoria da UNEB e o Ministério Público. Os candidatos aprovados aguardam com ansiedade a convocação da UESB.

Nenhum comentário: