
Confiram as últimas notícias sobre a crise instalada no jornal A Tarde.
JORNALISTAS DECLARAM ESTADO DE GREVE EM A TARDE
Fonte: Bahia Notícias
JORNALISTAS DECLARAM ESTADO DE GREVE EM A TARDE
Fonte: Bahia Notícias
Os jornalistas que compõem a redação do jornal A Tarde, depois de uma assembleia geral iniciada às 14h desta quinta feira, decidiram pelo “estado de greve”, a ser encaminhado à Justiça do Trabalho, por não concordarem com a posição da direção do jornal. Em primeiro, houve uma reunião de uma comissão designada pela assembleia apresentando discordância no que foi considerado como postura equivocada que levou à demissão do jornalista Aguirre Peixoto. Os dois diretores do jornal, Sylvio Simões e Renato Simões Filho, não aceitaram as reivindicações. Postergaram a readmissão do jornalista demitido para apreciação depois do Carnaval. Diante do impasse, a assembleia geral dos jornalistas, realizada logo após à reunião e encerrada às 17h, na área de estacionamento, decidiu pelo “estado de greve”, o que significa uma insatisfação dos jornalistas do veículo. A Tarde circulará normalmente, mas o clima é de tensão envolvendo direção e a redação. Assim posto, ganha-se tempo para um entendimento que possa refluir o estado de tensão observado no maior jornal do Nordeste, posição, aliás, recentemente contestada. (Samuel Celestino)
REDATOR-CHEFE DE A TARDE PEDE DEMISSÃO
Fonte: Bahia Notícias
O jornalista Florisvaldo Matos, um dos ícones do jornalismo baiano, poeta e integrante da Academia de Letras da Bahia, apresentou, no final da tarde desta quinta-feira (10), pedido de demissão do cargo de Redator-Chefe do jornal A TARDE. Florisvaldo é um marco no jornalismo da Bahia. Deixou diversos discípulos, entre os quais eu me incluo, por ter sido seu "foca" no extinto Jornal da Bahia. A redação de A Tarde está impactada com a informação inesperada.
Veja o comunicado pessoal do jornalista enviado à redação:
"Informo aos prezados colegas que, em encontro cordial com os membros da Direção Executiva, apresentei a minha demissão do cargo de editor-chefe e o meu desligamento dos quadros da Empresa A TARDE, de forma inteiramente livre e espontânea. Agradeço a todos os integrantes desta Redação todas as atenções e gestos de bondade, afeto, carinho e respeito de que sempre fui alvo. Levo grandes lições de amizade e brio. Abraços."
Florisvaldo Mattos
SSA/BA, 10.02.2011
(Samuel Celestino)
CRISE DE A TARDE GANHA ATÉ PINCHAÇÃO NA CIDADE
Fonte: Política Livre
Apesar de negada pelos donos, a idéia de que empresários da construção civil compraram o jornal A Tarde ganhou definitivamente as ruas de Salvador. Ou melhor, os muros. Como mostra esta pichação feita num bairro da Orla da cidade, cuja foto foi enviada às 23h de hoje ao Politica Livre por um leitor que pediu para não ser identificado. Ele passava pelo local quando… pimba!… flagrou a frase que, pelo visto, retoma a proposta de pichadores baianos que, na década de 80, marcavam seus protestos políticos com pouca tinta e muito bom humor em espécies de hai kais urbanos. Aliás, para ficar em A Tarde, quem não se lembra da célebre pichação “July come de marmita”, um referência à então mais importante e sofisticada colunista social da Bahia, que até hoje mantém uma coluna diária no matutino?
Nenhum comentário:
Postar um comentário