segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

8º FÓRUM REGIONAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL FOI REALIZADO EM JEQUIÉ COM SUCESSO

Presidente da AJI recepcionou os participantes do Fórum
Foto: Zenilton Meira

Ocorrido na última sexta-feira (11), no auditório Paulo Freire da Direc 13, em Jequié, o 8º Fórum Regional de Comunicação Social, promovido pela Associação Baiana de Imprensa (ABI) Seccional Norte/Nordeste, com o apoio da Associação Jequieense de Imprensa (AJI), do Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e Televisão da Bahia (Sinterb) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba), sendo considerado pelos organizadores e pelo público o evento de maior sucesso dentre os já realizados em todo o Estado, por conta do projeto “200 Anos da Imprensa na Bahia”, de autoria do jornalista Luiz Guilherme, diretor da ABI.

Na oportunidade, mais de 150 profissionais e pessoas interessadas no segmento, residentes em Jequié, Salvador, Gandu, Maracás, Lajedo do Tabocal, Itiruçu, Ipiaú, Jaguaquara, dentre outros municípios, assistiram a palestras de importantes personagens da comunicação baiana que versaram sobre a realidade atual da área. Na abertura do evento foi composta a mesa de autoridades formada pelo presidente da Seccional Norte/Nordeste da ABI, radialista e jornalista Jair Cezarinho; do presidente da AJI, publicitário Emanoel Andrade; da presidente do Sinjorba, jornalista Marjorie Moura; do diretor do Sinterb, radialista Josafá Oliveira; do jornalista Evandro Matos, do Portal Interior da Bahia; do diretor de jornalismo da TV Sudoeste, jornalista Eduardo Lins; do chefe do núcleo de rádio da Agecom/BA, jornalista e radialista Edmundo Filho; do deputado estadual, jornalista Euclides Fernandes; do coordenador da Direc 13, professor Roberto Gondim e do representante da Câmara Municipal de Jequié, vereador Luiz Brito.

Coube ao representante da ABI, Jair Cezarinho, abrir o encontro agradecendo a logística oferecida pela AJI para a realização do evento, sendo o mesmo por ele considerado de “excelência”. Na ocasião Cezarinho destacou ainda o papel do presidente da ABI, jornalista Samuel Celestino, na manutenção da representatividade da entidade, que este ano comemora 81 anos de existência. Já Emanoel Andrade afirmou que a AJI tem buscado a discussão da comunicação nos diversos setores visando o fortalecimento da entidade. “AJI tem nos longos de suas atividade prestado valiosos trabalhos à comunidade jequieense e defendendo a comunicação regional”, salientou. Também fizeram pronunciamentos acerca do papel da imprensa e dos profissionais do setor, o deputado estadual e jornalista Euclides Fernandes, o advogado e vereador Luiz Brito, a jornalista Marjorie Moura e o professor Roberto Gondim, diretor da Direc 13.

PALESTRAS

A primeira palestra da noite ficou a cargo do jornalista Luiz Guilherme que fez um breve relato histórico dos “200 Anos da Imprensa na Bahia”. Já o jornalista Evandro Matos explanou sobre a “Blogosfera e a Ética”, alertando quanto à responsabilidade da publicação da informação. O jornalista Eduardo Lins destacou a atuação das emissoras de TV no interior baiano e dos veículos junto às comunidades regionais. Lins aproveitou a ocasião para informar sobre as mudanças realizadas pela TV Sudoeste no que tange a cobertura jornalística, dando ênfase à nova estratégia montada para a microrregião de Jequié.

Encerrando as palestras, o jornalista e radialista Edmundo Filho abordou o papel da radiodifusão junto aos governos e a interação com as comunidades regionais. Perguntas formuladas pelo público presente foram respondidas pelos palestrantes. Ao final do Fórum foi feito o sorteio de vários livros e foi entregue aos participantes os certificados do evento.

Nenhum comentário: