terça-feira, 18 de maio de 2010
Jequié: 23 dias de greve dos professores e oito dias de greve geral dos servidores municipais
23º DIA DE GREVE – Categoria e Prefeitura retomam negociações
No final da tarde dessa segunda-feira (17), Sindicatos e Prefeitura retomaram as negociações com a intermediação do Conselho Comunitário, representado pelo Promotor Maurício Cavalcanti, com objetivo de chegar a uma solução em relação à GREVE. Além da representação dos sindicatos [APLB/Sindicato, SINSERV, SINDACS, Associação da Guarda Municipal, Associação dos Agentes de Endemias], participaram da reunião o Prefeito Luiz Amaral, o Vice-Prefeito Eduardo Lopes, os Secretários José Roberto Borges [Administração], Elizeu Maia Matos [Procurador], Givaldo Barros [Fazenda], Luciano Sepúlveda [Controlador], Miriam Rotondano [Educação].
Após a Prefeitura reafirmar novamente que o reajuste é “zero”, numa discussão que durou mais de duas horas, foi proposto pelo Prefeito uma reunião técnica, que aconteceu na manhã dessa terça-feira (18) no Gabinete do Prefeito, com o Executivo, Sindicato e o assessor técnico da APLB/Sindicato, Joel Câmara, para uma nova análise das contas do Município. Participaram também dessa reunião, Dr. Maurício Cavalcanti, presidente do Conselho Comunitário e o Vereador José Wanderley, membro da Comissão de Educação da Câmara.
Nessa reunião de hoje, Joel Câmara, comprovou mais uma vez, perante as representações sindicais, Governo e Imprensa que existem condições reais do reajuste salarial para os servidores. O Executivo foi irredutível e inflexível, insistindo em dizer não, alegando que não há condições do reajuste. A discussão foi intensa. Diante do impasse, os sindicatos apresentaram uma proposta alternativa para a suspensão do movimento: o pagamento de uma verba indenizatória aos 3.255 servidores efetivos até o mês de agosto, com retroativo ao mês de janeiro de 2010, que representará um valor R$ 348,58 para cada servidor, não implicando o que preconiza na Lei de Responsabilidade Fiscal, além de outras ponderações. Mesmo com os questionamentos da Administração, onde os mesmos reafirmam a impossibilidade de reajuste, ficaram de analisar e responder amanhã, antes das assembléias dos sindicatos.
Dando seguimento às atividades do movimento grevista, nesta terça-feira, houve Caminhada Unificada, às 16h, saindo da Praça Juraci Magalhães (Cilion) indo até a Câmara Municipal de Jequié, onde lotaram as dependências com o assunto retornando à pauta dos pronunciamentos. Foi concedido espaço na tribuna da Casa Leis, para o uso de dois representantes dos servidores. Os sindicatos afirmam que a greve permanece inalterada. O Presidente da Câmara Municipal de Jequié, vereador Ednael Almeida, propôs aos vereadores presentes e aos representantes sindicais uma nova reunião com o prefeito Luiz Amaral, ficando o vereador cláudio Roberto Pina, líder da maioria, de marcar para esta quarta-feira (19), às 11h, a supracitada reunião.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário