terça-feira, 23 de março de 2010
UNERC - UMA CONQUISTA DA SOCIEDADE JEQUIEENSE
Devemos refletir e tomar como exemplos as cidades de Feira de Santana, Itabuna/Ilhéus, Vitória da Conquista e Salvador que já têm a sua universidade pública estadual e autônoma. Cada uma delas soube conquistar o seu patrimônio educacional e científico porque os segmentos sociais e políticos – de direita, de esquerda, de centro-esquerda, de centro-direita, de vanguarda popular etc. - se uniram em torno de um só ideal. Os coronéis também deram sua contribuição. Hoje, essas cidades figuram entre as grandes metrópoles.
Em Jequié, lamentavelmente, vê-se pessoas e grupos lutando contra a criação de uma universidade pública estadual e independente, que trará benefícios a toda sociedade nos seus mais diversos aspectos: educacional, científico, cultural, econômico etc. Por que assim agem? Que falta faz o movimento estudantil das décadas de 50, 60,70 e 80! Nestas décadas, esse movimento lutava por mais vagas no ensino superior e pela criação de universidades públicas e autônomas. Outrossim, em Jequié, lamentavelmente, esse movimento nega a história e anda na sua contramão ao exibir com garbo o resultado do plebiscito, no qual 89,4% dos estudantes votaram contra a criação da UNERC. Será que esses estudantes não são capazes de refletir que, se estão hoje se graduando na cidade de Jequié devem isso aos impostos e tributos do trabalho e do suor de todos os trabalhadores desta terra?
A história é uma história, e a sociedade jequieense deve continuar sua luta por melhores dias para essa geração e para as futuras, porque o futuro dura muito tempo. Os estudantes um dia deixarão a universidade; os professores também; os governantes deixarão o seu cargo e os políticos entregarão o seu mandato, porém a universidade e a sociedade permanecerão. O bem estar desta comunidade não pode ser presa fácil de mentalidades que exibem concepções errôneas sobre o papel da universidade pública hoje, política educacional, sociedade e desenvolvimento, construção da cidadania e inclusão social. A sociedade jequieense como um todo, urgentemente, precisa tomar uma posição sobre esses fatos e avançar em suas lutas e conquistas.
TODOS, TODOS EM DEFESA DA CRIAÇÃO DA UNERC!
Jorge Barros
Presidente da Comissão de Mobilização
Pró - UNERC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário