domingo, 7 de março de 2010

Interior sofre com extermínio de jovens e ausência de políticas públicas


Recentes fatos violentos envolvendo adolescentes no interior – execuções em Vitória da Conquista (janeiro e fevereiro) e apreensão de dezenas de jovens em festa do tráfico em Feira de Santana (último dia 25) – espelham quadro que atinge principais polos regionais do Estado. Equipes do jornal A Tarde em Itabuna (sul), Juazeiro (norte) e Teixeira de Freitas (extremo sul), além de Conquista e Feira, constataram que, enquanto a vulnerabilidade social cresce, há uma grande carência de políticas públicas para a prevenção e o atendimento.

Os números traduzem a magnitude do problema. Itabuna: dos 854 crimes de 2009, 159 envolviam adolescentes; Juazeiro: casos de janeiro e fevereiro (25) já são 16,6% de todo o ano passado; Teixeira: maior índice de homicídios na adolescência da Bahia (3,34 jovens mortos para cada grupo de mil). Feira: nove em cada dez ocorrências envolvendo adolescentes têm relação com drogas. Para piorar, o principal projeto social de Conquista está fechado desde dezembro.

- Estamos preocupados com nossa Jequié também no que se refere a ausência de políticas públicas voltadas para a juventude e um maior combate ao tráfico e uso de drogas.

Fonte: A Tarde.

Nenhum comentário: