quarta-feira, 17 de março de 2010

Açougueiros do Mercadão Vicente Grilo são punidos por descumprir Portaria 304


O Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental de Jequié vem intensificando a fiscalização no sentido de buscar o cumprimento da Portaria 304 do Ministério da Agricultura, que estabelece normas para o abate, transporte, armazenamento e a comercialização de carnes. Na terça–feira [16], uma equipe da Vigilância Sanitária interditou dois açougues, que burlavam a Portaria, no Mercadão Vicente Grilo. Durante a operação, vários açougueiros fizeram um cordão de isolamento, tentando impedir a ação dos fiscais. A polícia foi chamada para garantir o trabalho dos técnicos.

A Vigilância Sanitária enfrenta resistência por parte de alguns açougueiros que insistem em comercializar carnes em desacordo com a legislação sanitária, que, entre outras determinações não permite produtos expostos fora do balcão. A diretora do Departamento de Vigilância Sanitária do Município de Jequié, Magali Chaves, lembra que os comerciantes são conhecedores das exigências da Portaria 304 e que a Prefeitura, vem sendo cobrada para fazer cumprir à legislação, tanto por parte de consumidores como do Ministério Público Estadual.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os alimentos devem ser conservados limpos e livres de contaminação, evitando-se, ao máximo, o contato manual. A carne para ser comercializada deve ser procedente de abatedouros autorizados e mantida sob refrigeração. O apoio dos consumidores pode ajudar a vigilância a defender os seus direitos e trabalhar de forma eficaz no controle da comercialização de carnes no Município. Parte da ajuda ocorre pelo telefone (73) 3526-8931/3526-8932.

Nota do Editor: A intensificação da fiscalização por parte da Vigilância Sanitária e Ambiental de Jequié ocorreu após pauta sugerida pela Associação Jequieense de Imprensa no Conselho Comunitário de Jequié sobre o tema. Parabenizamos a iniciativa do departamento municipal e esperamos que o rigor ora verificado torne-se uma rotina em nossa cidade em prol da saúde coletiva.

Fonte: Ascom PMJ.

Nenhum comentário: